domingo, 13 de janeiro de 2008

Lobão assumirá ministério sem poder para nomear toda a equipe, diz líder

11/01/2008 - 12h26


LÍSIA GUSMÃO
Colaboração para a Folha Online, em Brasília
RENATA GIRALDI

Da Folha Online, em Brasília

O líder do governo no Congresso, Romero Jucá (PMDB-RR), admitiu hoje que o futuro ministro de Minas e Energia, o senador Edison Lobão (PMDB-MA), terá restrições para nomear sua equipe. É que uma das recomendações do Planalto a Lobão será a manutenção dos nomes do PT que já ocupam cargos em Minas e Energia e em departamentos e estatais ligadas à pasta.

Usando uma expressão do meio político, Jucá afirmou que "não existe nenhum ministério de porteira fechada". Ou seja, Lobão não terá poder para nomear toda a equipe que trabalhará com ele em Minas e Energia. "Essa [porteira fechada] não é uma regra do governo", disse.

Segundo Jucá, as negociações em torno do preenchimento de cargos em estatais serão retomadas depois que Lobão for formalizado no Ministério de Minas e Energia --o que deve ocorrer na quarta-feira (16).

O líder, entretanto, voltou a frisar que Lobão só poderá fazer nomeações para os cargos que ainda estiverem vagos. Aqueles que já estiverem ocupados, não poderão ser mudados.

"A partir do preenchimento do ministério pelo ministro do PMDB, teremos o desdobramento da discussão dos outros cargos que estão vagos. Não há uma política de mudança de todos os cargos do Ministério de Minas e Energia, pelo contrário. E também não há verticalização de ministério, porque essa não é a política do governo em nenhum ministério", disse o líder.

Formalização

Segundo Jucá, o presidente Lula "gostou da indicação de Lobão" e deverá fazer o convite oficial no retorno de sua viagem a Cuba e a Guatemala.

"Edison lobão é um político respeitado no país", disse o líder. "É um grande político, um homem experiente e eu tenho certeza que o presidente Lula, nomeando o senador Lobão, terá um grande ministro."



http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u362458.shtml

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial