Eis como repercutiu, na imprensa, a malfada expressão:
* "Relaxa e goza" - Pegou mal a recomendação da ministra Marta Suplicy aos passageiros que penam com os atrasos de vôos nos aeroportos.
Tanto que, mais tarde, ela pediu desculpas pela "frase infeliz".
Antes, no lançamento do Plano Nacional de Turismo, um copo de água passado por Chinaglia escapou das mãos de Lula e respingou na ministra.
(Correio Brasiliense - Sinopse Radiobrás)
* A ministra do Turismo, Marta Suplicy, desdenhou ontem a crise aérea e o tempo de espera enfrentado pelos passageiros nos aeroportos do País.
"Relaxa e goza que você esquece todos os transtornos", afirmou.
Depois, pediu desculpas pela gafe.
(Gazeta Mercantil - Sinopse Radiobrás)
* O lançamento do Plano Nacional de Turismo, no Palácio do Planalto, foi marcado por demonstrações de prazer e relaxamento de Lula e Marta Suplicy nos seus cargos.
A ministra lembrou os tempos de sexóloga e sugeriu aos turistas incomodados com o caos nos aeroportos: "Relaxa e goza.
Depois a gente esquece os transtornos".
Mais tarde, pediu desculpas.
Já Lula, em seu discurso, arrancou gargalhadas ao dizer que ficou "todo molhado" com a queda de um copo de água; disse que já teve medo de "vomitar em avião; que turista pode se entender com brasileiros porque o povo faz mímica; o que as mulheres devem incentivar os maridos a viajar em fez de ficar "com o cuecão" em casa.
(O GLOBO - SINOPSE RADIOBRÁS)
* A ministra do Turismo, Marta Suplicy, pediu desculpas por ter aconselhado o turista a "relaxar e gozar" diante da crise nos aeroportos brasileiros.
Em nota, disse que não teve intenção de desdenhar do sofrimento dos passageiros que enfrentam horas de atraso e sim afirmar que "viajar vale a pena".
(Jornal do Brasil - Sinopse Radiobrás)
* Minutos depois de lançar, pela manhã, um convite público para que os brasileiros viajem mais, a ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), deu uma sugestão inusitada para os que precisam enfrentar as longas filas nos aeroportos:
"Relaxa e goza, porque você esquece todos os transtornos depois".
Ainda comparou os problemas enfrentados nos aeroportos antes e depois das viagens ao sofrimento da mulher durante o parto, que depois seria esquecido com a alegria do nascimento da criança.
"É como o parto, depois esquece tudo." Marta lançou mão do "relaxa e goza" ao responder qual seria sua sugestão para o brasileiro que deseja viajar, mas fica desanimado com o caos aéreo.
À tarde, por meio de nota, ela se desculpou pela "frase infeliz".
(.Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás.)
* Em meio à crise que se arrasta há oito meses nos aeroportos brasileiros, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, aconselhou ontem os passageiros a "relaxar e gozar" diante dos atrasos dos vôos.
Com as reações à declaração, feita após o lançamento do Plano Nacional de Turismo, a ministra divulgou nota em que pede desculpas pela "frase infeliz".
(Estado de São Paulo - Sinopse Radiobrás)